Sue Morrison: O Clown Através da Máscara
A companhia Laguz Circo vivenciou o workshop "O Clown Através da Máscara" com a canadense Sue Morrison. A experiência durou do dia 2 ao 10 de novembro e foi um forte encontro sobre a prática da arte do palhaço.
O cerne desta abordagem é a ideia de que se nós podemos enfrentar todas as direções de nós mesmos: Norte, Sul, Leste, Oeste, Cima, Baixo só podemos rir com a beleza e a maravilha que está em nós.
A oficina nos levou a construção e vivência das duas primeiras máscaras: 1 - Norte e 2 - Sul. Cada máscara nos permitiu transitar pelos seus dois lados a EXPERIÊNCIA e a INOCÊNCIA.
A cima apenas um pouquinho do enriquecedor encontro de dez dias na experiência do curso "O Clown Através da Máscara".
Agora é só continuar na investigação e aguardar o momento de fazer as outras quatro máscaras.
Azvner Eisenberg
2 - Todo mundo inspira, mas muitos de nós precisamos ser lembrados de expirar.
3 - A imaginação e o cérebro está conectado, e afeta o corpo. Qualquer mudança na mente tem uma alteração correspondente no corpo.Qualquer mudança no corpo (ou seja, no primeiro sopro) tem uma mudança correspondente na mente.
4 - Não diga ou mostrar ao público o que pensar, fazer ou sentir. Não aponte.
5 - Não diga ou mostre seus parceiros o que pensar, fazer ou sentir. Não aponte.
6 - Peso pertence a parte inferior. Mantenha um único ponto em seu abdômen inferior. Mantenha sua energia fluindo.
7 - A tensão é seu inimigo. Ela produz dormência emocional, mental e física.
8 - O que você pensa a respeito da sua performance é o que conta, não se ela é realmente boa ou ruim.
9 - O palhaço descobre um público que estão sentados em fileiras e olhando para um espaço vazio e esperando por um show. Este deve ser tratado em primeiro lugar, através do estabelecimento de cumplicidade com o público.
10 - O palhaço cria um mundo no espaço vazio, ao invés de entrar em um mundo que já existe (esboço).
11 - Use mímica para criar fantasia, não para recriar a realidade.
12 - O palhaço procura criar um jogo e definir as regras, que, em seguida, devem ser obedecidas.
13 - Não pergunte ou diga ao público o que sentir ou pensar. Tenha uma experiência emocional e convide o público a se juntar à sua reação.
14 - Seja interessado, não é interessante.
15 - Quando você está interessado, tudo acaba se tornando interessante.
16 - Todo mundo deve respirar o tempo todo, mesmo quando no palco.
17 - O palhaço entra no palco para fazer um trabalho, não para obter risos. Se houver risos, é uma interrupção, que deve ser tratada.
Payaso Chacovachi: Os Dez Mandamentos do Palhaço
2 - não fique bravo com o público (não deveria);
3 - quando estiver no palco seja o centro do universo;
4 - nunca duvidará do seu material em cena;
5 - frente ao fracasso, usará a frase "me
chupa";
6 - nunca usará o material de outro palhaço que trabalhe
no mesmo lugar / praça / cidade;
7 - estará convencido de que se não foi hoje, será na
próxima vez, mas encontrarás o sentimento que estava buscando;
8 - não rechaçará nenhum desafio;
9 - estará agradecido por toda a vida aqueles que te
inspiraram, mesmo que não te caiam bem;
10 - será politicamente incorreto.
La Sabedoria del clown
Em nosso país a profissão de palhaço é nobre e honrosa. O exemplo de Karandash constitui uma boa prova de que o povo quer e respeita a todos os que deixam lindamente a nossa vida com inteligente e radiante riso.
Este riso faz despertar os mais elevados sentimentos cívicos. ajuda a mudar a realidade, a melhorar a vida. É democrático ao extremo, porque na atinada ideia do palhaço todos são iguais, e cada riso suscitado por ele rompe barreiras invisíveis entre os homens e lhes une a todos em uma atitude comum. E quando o palhaçoo soviético atua fora de nossa pátria, o riso aproxima os povos.
O riso sempre é sincero: se pode simular admiração, enternecimento, ou ira, mas não é possível rir do que não é cômico. E ao contrário, nem a arrogância, nem a hipocrisia podem obrigar a permanecer sérios onde o riso é unanime. É aí por que o riso que provoca a sátira é a escola de veracidade.
Chernyshevski expressou que o cômico desperta em nós o sentido da própria dignidade. Ao rir, percebemos nossa superioridade sobre o que é ridículo na concepção do palhaço. Quem rir de algo que a si mesmo padece, sente legitimo orgulho de si mesmo.
Fazendo rir o palhaço nos dá lições de humanidade. Sugere em nós amor, simpatia pelo homem tal como é, com suas virtudes e defeitos, tal como aparece personificado na imagem clownesca. O palhaço ignora a crueldade desnecessária: não se lança malvadamente nos pequenos defeitos e erros, apenas burla bondosamente deles. Em troca, seu riso é impecável contra os que semeiam o mal contra os homens.
Assim deve ser o palhaço soviético. E assim vemos a arte esplendorosa e inovadora de Mijail Rumiantsev - Karandash, autêntico artista do povo.