quarta-feira, 2 de março de 2016

Primeiro Dia - Projeto O Riso Vai de Fusca - Redenção/CE

O "Riso vai de Fusca" é um projeto independente da Companhia Laguz Circo, que visa levar espetáculos de circo e palhaço, além de oficinas, para algumas cidades do Ceará. 

Contamos com a parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste, fazendo parte do projeto Arte itinerante e a UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) pela recepção e carinho. 

Viagem tranquila e mais uma vez o nosso guerreiro Olivério se saiu muito bem. O fusca forte.


























Em Redenção aconteceu uma situação curiosa,  confiando que tudo já estava devidamente combinado, chegamos na praça e rapidamente encontramos o melhor lugar para subir o carro e posicioná-lo no melhor lugar para a apresentação. Depois do Olivério estacionado no local, aparece um homem pedindo gentilmente para tirá-lo, pois não é permitido automóveis na praça. 

Quando eu, Felipe, pergunto com que estava falando, o homem rapidamente respondeu: O Prefeito. Em seguida chega o responsável pela praça e diz que inclusive já havia recebido ligações informando do fusca em cima da praça. Explicamos educadamente a situação, falamos que eramos contratados pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, em parceria com a Unilab e que o fusquinha faz parte do espetáculo de circo e palhaço que iria acontecer. Sabendo disso, todos entenderam e o espetáculo Suspiros & Burbujas aconteceu perfeitamente. 


O segundo desafio foi trazer o público para perto do espetáculo, pessoas bem tímidas que pareciam que não se aproximariam. 

Pouco a pouco, o espetáculo começando, um a um foi se aproximando e quando percebemos estávamos no meio de uma roda linda e participativa.




Como estávamos em espaço público, mesmo sendo contratados pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, falamos do projeto O Riso Vai de Fusca e passamos o chapéu, pois é parte fundamental da função do artista de rua formar o público e fazê-lo entender e valorizar o nosso trabalho.



























No final conversamos um pouco com o público que assistiu e estava presente e ouvimos muitos elogios. Falaram também que foi muito bom ter sido na praça, pois quando acontece na Unillab nem sempre todos podem ir. Matamos um pouco a curiosidade sobre o nosso trabalho, o fusquinha, se eramos casados, como tínhamos nos conhecido e toda a novela do cotidiano que as pessoas gostam, foi divertido.

A Sol Moufer, nossa amiga e produtora o nosso agradecimento.