sábado, 28 de maio de 2016

Projeto O Riso Vai de Fusca - Iguatu/CE

A companhia Laguz Circo segue viagem rumo a Iguatu/CE. Uma super programação de 5 apresentações e 5 oficinas. 




Nos despedimos de Quixeramobim depois de duas lindas apresentações, uma oficina de palhaço motivadora e muitos aprendizados. Partimos para Iguatu/CE.



No projeto "O Riso Vai de Fusca - Ceará", decidimos levar uma pessoa a mais para nos auxiliar na operação de som. Quando estávamos realizando o projeto "Se Essa Praça Fosse Minha" percebemos essa demanda e decidimos solucionar. 

A partir disso lançamos esse desafio para nós mesmos: Pensar em uma pessoa que estaria junto com a gente em toda a 2ª Etapa. O universo e a situação nos levou a escolher Lucas Soares (Advento Audiovisual). A ideia inicial era que ele nos ajudasse com o som, ao final, Lucas estava nos ajudando na montagem, desmontagem, operação de som, e ainda registrando todo o percurso, espetáculos e oficinas. 

Porém, por motivos pessoais Lucas não poderia ficar até as últimas cidades. Por conta disso combinamos com outra pessoa, uma amiga: Oriana Menescal. O plano era o seguinte, ela nos encontraria em Iguatu, seguiria viagem com a gente e Lucas voltaria para Itapipoca. 






Durante a viagem, Lucas, apaixonado pela aventura e experiência que estava vivendo decidiu ficar mais uma cidade. No caso a  cidade era Iguatu. Topamos que os dois ficassem e pela primeira vez na história da Laguz Circo estávamos em um coletivo de 4 pessoas dentro do fusquinha. Percebemos o desafio e o aprendizado da nossa decisão.

Em Iguatu, foi tudo muito intenso. Realizamos os nossos objetivos de atingir tanto o centro da cidade, como algumas regiões mais afastadas como Jucás e São José de Solonópole. Conseguimos realizar 5 oficinas de "Acrobacia de Dupla" difundindo as artes circenses, aprendendo a lidar com crianças e adolescentes em diversas situações. 








A cada cidade que chegamos temos a grande virtude de experienciar o nosso trabalho com públicos diferentes, aprendendo a cada relação.





Não podemos deixar de contar como se encerrou a programação, fizemos nossa última apresentação em São José de Solonópole, cidade de Raimundo Neto, um dos responsáveis pela cultura do Sesc Iguatu. 

Ao finalizar o espetáculo na cidade, fomos convidados pela família de Raimundo para tomar um café. Era a casa de seus pais, nos falaram que o pedido era que eles tratassem bem os artistas que iriam se apresentar. 

Assim foi, chegamos na casa da Senhora Ionilde, muito elegante e educada e Neco, um senhor de idade e visão prejudicada, mas com uma habilidade na sanfona inacreditável. 

Um instrumento gigante, com muitos baixos, mas que ele mesmo faz questão de manusear, sem necessitar ajuda.

Foi um presente, depois de muita conversa presenciamos um autentico sanfoneiro nordestino autodidata. Romina se emocionou e pôde compartilhar um pouco da sua paixão com Neco. 

Concluimos com a seguinte reflexão, a cada projeto que realizamos temos o prazer de lidar com contratantes diversos e esperamos que seja um aprendizado de mão dupla. Como já foi repetido neste mesmo blog, buscamos conscientizar e formar não apenas o público, mas também os responsáveis pelas programações culturais do Ceará e do Brasil.